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Exercício físico na gravidez



O tema exercício físico está na ordem do dia e a gravidez é sem dúvida um excelente pretexto para motivar a mulher a iniciar ou manter este hábito saudável.
O exercício físico na gravidez tem inúmeros benefícios tanto para a mãe como para o bebé. As vantagens vão desde facilitar a gestão do aumento do peso até fazer com que durmas melhor.
Médicos da especialidade concordam que todas as mulheres grávidas saudáveis e sem contra indicações devem ter, pelo menos, 30 minutos de actividade física diária.
Por isso, se sentes dificuldade em estabelecer o hábito da prática de exercício físico, ou em arranjar motivação para o fazer, esta é de facto uma fase privilegiada para dares o 1º passo. Afinal, como é que se consegue resistir ao argumento de que “é o melhor teu o teu bebé”?
Ora vamos analisar as vantagens!
1.   Sentes-te sempre cansada? E muito mais que o habitual?
Vais sentir mais ENERGIA! O exercício físico regular aumenta a resistência e diminui a sensação de cansaço.
Promove um sono mais reparador.
2. Mais ansiosa e com a estabilidade emocional a fazer lembrar uma montanha russa?
O exercício físico melhora a disposição, reduz o stress e a ansiedade.
Promove a libertação de endorfinas pelo organismo que por sua vez provocam sensação de bem-estar, aumentam a tolerância à dor e assim diminuem as sensações de desconforto provocadas pela gravidez (tais como dores na região lombar, pés inchados, entre outras coisas “agradáveis” com que somos brindadas neste estado de graça).
3. Expectante em relação ao parto?
O parto é fisicamente exigente e o exercício prepara o teu corpo para esta maratona. Ao praticares exercício físico na gravidez vais aumentar a tua força e resistência.
4. Com medo de como vais conseguir recuperar o teu corpo de volta?
A gestão do aumento do peso é mais fácil e dentro da zona saudável, tanto para a mãe como para o bebé.
Promove uma recuperação do parto mais rápida, tanto ao nível do peso como da composição corporal e, não menos importante, a auto-estima.
Melhora a tua auto-imagem, pois irás sentir-te mais tonificada, enérgica e com maior capacidade de adaptação às grandes transformações corporais que ocorrem na gravidez e pós parto.
Ouve o teu corpo e mexe-te pela tua saúde e do teu bebé!

Recomendações da American College of Obstetricians and Gynecologists – http://- https://www.acog.org/Patients/FAQs/Exercise-During-Pregnancy

Artigo adaptado de www.prettyfit.pt