0

O teu filho está no infantário ou na pré?


Como educadora de infância esta é uma questão que me causa “urticária” quando a ouço… O pré escolar é a primeira etapa do sistema educativo português e antecede a escolaridade obrigatória. Destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. 

Como tal, quer os vossos filhos frequentem uma escola pública, privada ou IPSS (instituição particular de solidariedade social), desde que estejam nesta faixa etária estarão sempre na “pré”. O importante em todo este processo e principalmente nesta idade é compreender a qualidade da resposta pedagógica. Não é melhor, nem pior na rede pública, no privado ou numa IPSS. Há excelentes profissionais em qualquer escola. 

Como educadora e também como mãe, deixo o meu conselho a todas as mães e pais, se estão satisfeitos com o jardim-de-infância que os vossos filhos frequentam, se consideram que a resposta pedagógica está adequada ao desenvolvimento dos mesmos, se sentem que os vossos filhos são amados e respeitados, não os retirem aos 5 anos para “irem fazer a pré”! Uma resposta educativa de qualidade inicia o trabalho de pré-escolar quando a criança entra aos 3 anos e termina quando sai aos 6 anos. 

Porquê sujeitar crianças ainda tão imaturas a adaptações distintas dois anos seguidos? Já é suficiente fazerem essa transição quando entrarem para o 1º ano do 1º ciclo! As crianças precisam de ser crianças, precisam de brincar, de liberdade, de ar livre, de crescerem na sua maturidade e auto-estima num local que lhes transmita segurança e onde tenham laços afetivos estabelecidos. E sobretudo precisam adquirir as competências fundamentais para as aquisições futuras, mas de uma forma lúdica e não escolarizada! 

Tudo a seu tempo!