0

Entrevista | Sofia Rubina

Sofia Rubina é uma mãe inspiradora. Sofia é mãe de três filhos e luta pela vida ao lado do seu terceiro filho que tem um diagnóstico de anafilaxia grave. Mas Sofia não baixa os braços (nem perde o sorriso) e tenta diariamente fazer desta situação algo positivo ajudando todos os que puder, criou para isso a Missão Arco-Íris com o objectivo de apoiar as crianças com ANAFILAXIA (Alergia Grave a alimentos, ou medicamentos ou Insectos) e suas famílias.   

Sofia, 40 anos, vive na Areia Branca, mãe de 3 filhos, os M&M.

Como descobriste que ias ser Mãe?  
Eu estava a tentar, sentia-me diferente e um dia antes do atraso estava a fazer o teste e bingo duas riscas!!     

Sempre foi esse o teu desejo?  
Sim desde pequenina que a vida me levou assumir o papel de cuidadora, mãe de todos, e sempre disse que era um sonho/prioridade ser mãe.     

Nem sempre esse trajecto do Ser Mãe correu como esperavas. Como te sentes/sentiste com essas adversidades?  
É verdade, infelizmente nas minhas 3 primeiras gravidezes devolvi aos céus os meus 4 filhos anjo, todas as ecos a dar tudo ok, até que numa delas o seu coração tinha parado, foi muito duro, chorei muito, mas o caminho era em frente e mentalizei-me que "desistir não era caminho para a maternidade", procurei os melhores e encontrei.     

Tens 3 filhos maravilhosos mas, enquanto Mãe, o Mateus exige mais de ti, queres-nos falar um pouco sobre isso?  
Sim tenho o Martim com 12 anos e saudável, a Matilde 10 anos com uma asma e já teve infecções urinárias mas nada de grave, já o nosso Mateus luta desde o 1º minuto para viver, um curriculum de doenças,  acredito nele com muita força, estou 100% com ele, movo o mundo para encontrar melhores tratamentos ou cura, mas não é fácil saberes que o teu filho tem uma doença potencialmente mortal, é viver com uma bomba relógio nas mãos, que a qualquer momento termina tudo ...      

Como concilias os constantes internamentos do Mateus com a gestão familiar? Tens apoio?
Com o marido e amigos chegados, mas não é fácil.     

Ser Mãe é, ter em nós, todas as esperanças do mundo. Já te sentiste a fraquejar? Onde arranjas força para dar a volta quando o coração aperta?  
Fraquejar nunca, nem sei explicar porquê, porque até tinha motivos que poderiam ter levado a isso, eu creio em Deus, eu sinto um amor tão grande e incondicional por eles, que só me foco no que eu os posso ajudar, como fazer deles pessoas melhores e mais felizes.     

Podes-nos explicar, porque o farás mais tarde em específico, em que consiste o problema da anafilaxia?  
Anafilaxia é uma reacção muito grave potencialmente fatal do sistema imunitário, é uma doença que aparece em qualquer idade, os gatilhos costumam ser proteínas seja de alimentos (leite, ovos, peixe, frutos secos, etc...), medicamentos ou veneno de insectos (abelhas, formigas), implica andar sempre com canetas de adrenalina para injectar de imediato numa emergência. Uma série de cuidados que falaremos seguramente mais à frente.     

Qual o momento mais difícil que já viveste como Mãe?  
Ouvir o médico dos Cuidados Intensivos dizer "Estamos a fazer tudo, pode estar tudo por horas, tem as visitas aberta traga os irmãos"... Ou ver o filho sem respirar e ter que fazer eu as manobras...     

Qual o teu Lema de vida?   
Não escolhi ter um filho especial, nem a sua doença, mas escolho o que fazer com ela e no que depender de mim vou fazer disto uma coisa positiva e ajudar todos os que puder pelo caminho.     

O que ainda te falta fazer?  
Muitas coisas mas gostaria de tirar um curso específico na área da saúde, conseguir adrenalina gratuita para todos os que precisam dela para viver.     

Deixa uma mensagem para as outras Mães:
Mães não importa qual a dificuldade que estão a passar neste momento, coloquem o vosso sorriso todos os dias no rosto, aquilo que podem melhorar força, o resto é aprender a viver o melhor possível com isso e ser FELIZ sempre!!      

E, por fim, uma mensagem para os teus filhos:
Meus amores desejo de todo o meu coração que sejam sempre muito felizes, amigos e unidos. Escolham uma profissão que amem tanto que vos faça pensar que estão de férias a vida toda. Para o amor das vossas vidas alguém que vos complete tanto que acreditem todos os dias no amor para a vida toda. E se algum momento tiverem dúvidas, lembrem-se que o amor e o bem é sempre o caminho correcto. É uma honra ser vossa mãe, obrigada por me terem escolhido.