0

Metamorfose de mãe



Há situações que não vale a pena tentarmos explicar. São coisas de mãe, que só a mãe sente. Não se traduz por palavras.
A metamorfose que ocorre num momento do parto é a mais pura expressão da natureza e que podia perfeitamente ser descrita por Kafka, se este fosse mulher e talvez, mãe.
Nunca mais seremos as mesmas. Nas melhores das condições transformamo-nos nuns bichos protetores, que dão a sua vida pelos filhos. Que só querem beijar, abraçar e proteger de forma que se pudessem escolher ficariam com todos os males dos seus filhos.
Numa primeira fase somos uma espécie de seres hormonais que choram sem razão, que se irritam sem motivo aparente, ou na maior parte das vezes incompreendido pelo homem. Somos seres paranormais viciados em sentirem a pele e o cheiro das crias que alimentam, por vezes numa dor que se difunde com o regalo de olhar para um ser tão pequeno e tão seu.
Os dias que se seguem são dias de contemplação. Necessidades básicas de outros tempos são agora, situações dispensáveis e supérfluas, como dormir!
Uns meses de casulo, um invólucro de calor bom, até que lá fora o vento sopra, mas nada leva e tudo continua como antes.
A metamorfose de mãe continua à semelhança dos super-heróis, a mãe transformasse numa super mulher. A querer chegar a tudo e a todos. Uma espécie de mulher polvo com tentáculos no trabalho, nos horários, na escola dos filhos, no jantar, na casa, nas compras, no marido, nos filhos.
Aprendi que apesar da metamorfose não temos que ser mais do que nós mesmas e no cerne devemos estar nós.
Uma necessidade: estabelecer prioridades, chegar a tudo não interessa se não soubermos chegar a nós mesmas.
Um conhecimento: ter noção da metamorfose e reconhecer que a mulher que fui, não é a mulher que sou. O que quero afinal? Onde quero chegar? O que é importante a partir de hoje?
Uma aprendizagem: Relativizar. Viver. Criar. Deixar o tempo correr e ir na corrente.
Não há limites para amar, abraçar, ser, sonhar, querer e fazer.
Um dia poderá parecer tarde para fazer aquilo que podes fazer agora.