0

Inspira, expira, NÃO PIRA!



Ser Mãe a tempo inteiro é maravilhoso. Temos o privilégio de estar dias inteirinhos com os nossos filhos, de poder fazer o nosso horário, de poder brincar livremente e sem pressa, de poder estar acompanhada daquele cheirinho a bebé. Poder vê-los crescer e testemunhar todas as conquistas é, de facto, uma sensação inigualável. Mas, por outro lado, consegue ser muito muito cansativo. Quem acha que uma Mãe não faz nada o dia todo candidate-se a estar um dia inteiro com um bebé e vamos ver se, no final do dia, ainda se sente com forças para fazer outras tantas coisas. Sim, apesar de não ambicionarmos esse título, as Mães são super mulheres! As mães deitam a cabeça na almofada ao cair da madrugada e ainda pensam se colocaram tudo na mochila dos mais velhos e se estarão bem agasalhados. Pensam, ainda, na máquina de roupa que deixaram para estender de manhã, na comida que têm de descongelar para o jantar e na lista de compras que têm para fazer. No dia seguinte, há toda uma gestão doméstica para fazer e um bebé para cuidar. E, no meio disto tudo, é muito fácil irmos abaixo e entrar em desespero. Por essa razão, reuni um conjunto de dicas que me ajudam e que (espero) vos vão facilitar no vosso dia-a-dia:
1. Sejam as primeiras a estar vestidas. Aproveitem o tempo em que os vossos filhos ainda estão a dormir ou a companhia do pai no pequeno-almoço deles e arranjem-se primeiro.
2. Deixem separada a roupa que os filhos irão vestir no dia seguinte. Se o conjunto estiver feito, é mais rápido. Esta é uma dica valiosa para aquelas Mães que desesperam de manhã porque os filhos não querem vestir o conjunto escolhido. A regra de ouro é ANTECIPAR! Façam-no, com a ajuda deles, no dia anterior e verão que a vossa manhã corre muito melhor. 
3. Depois de levarem os filhos à escola, aproveitem para dar uma arrumação geral à casa e façam as camas. O espaço fica arrumado e limpo e isso confere uma sensação de bem-estar.
4. Descongelem a comida para o jantar.
5. Façam uma máquina de roupa e estendam-na. 
6. Por último, mas não menos importante, priorizem as vossas tarefas. Façam primeiro aquilo que é mais importante/urgente ou o que dá para fazer caso o vosso bebé esteja a dormir.

E pronto! Ficam com o resto do tempo para se dedicarem aos vossos bebés e ao que mais gostam de fazer: ler, ver um episódio de uma série, escrever, organizar papeladas ou fotografias, procurar e experimentar receitas novas…enfim! O que quiserem! Geralmente é isto que faço diariamente mas, como não sou infalível, às vezes também preguiço e acabo por não conseguir fazer tudo!
Todas estas dicas servem para que organizem o vosso dia mas que me traga (e a vocês) uma sensação de conforto. Se estivermos calmas e tranquilas, com o nosso espaço organizado, conseguiremos brincar com os nossos filhos de forma mais calma e paciente, ter tempo para os ouvir e perceber as suas necessidades e conseguiremos lidar melhor com as birras e frustrações deles depois de um dia de escola.

Concordam?