0

Promessa para 2018



Queridos filhos,
Em 2018 gostava de prometer-vos que ia fazer tudo como se lê nos livros mas não quero ser exemplo, de quem promete e não cumpre.
Podia prometer que ia ser mais racional e naquelas alturas desesperantes, da vossa irreverência infantil, eu mantinha pacificamente a postura.
Desculpem filhos, sou uma mãe imperfeita e emocional.
Prometo que vou crescer convosco e farei um esforço (palavra importante para nós) para ser cada dia melhor.
Se calhar vou continuar a ser mãe que abraça, beija, ama, que (às vezes) grita e se passa das estribeiras (quem nunca o fez que atire a primeira pedra). Continuarei a ser o maldito cronómetro da TV, controlo das tecnologias e do açúcar (ok, posso fingir que não sei que comem doces às escondidas).
Prometo continuar a dizer Não, a ser intransigente com as regras, um pouco preocupada com o vosso saber e maníaca com o vosso Ser.
Peço a 2018 a energia necessária para continuar aqui, a fazer aquilo que nos completa e faz felizes. A mãe que corre, salta, pedala e até faz um esforço no surf. A tia radical dos vossos amigos que abre a casa como se fosse uma tenda de circo. A mãe amiga que acima de tudo, é mãe.
Guardem em vós a mãe que vos acompanha, que quer estar presente, que diz sim e que diz não, que ri e que chora, que canta e dança, que dá e que tira, que acerta e falha.
A mãe que vos mostra todas as suas imperfeições na esperança que saibam aceitar e perdoar.
A mãe que quer que percebam que o “essencial é invisível aos nossos olhos”. Não é o que se compra mas o que se sente e se guarda no coração.
A mãe que vos quer mostrar o mundo, tão pequeno à luz dos nossos sonhos. Mundo imperfeito para nos dar oportunidade de torná-lo um pouco melhor.
A mãe que vos convida a apreciar o por-do-sol e a lembrar que a escuridão aparece para repararmos no cintilar das estrelas.
Guardem em vós a mãe que a cada nascer-do-sol vos ama ainda mais.
Tendo a certeza que há tantas mães, que tal como eu, dão o seu melhor porque se dão com o coração. A essas só posso desejar que 2018 lhes traga saúde, energia, muitos momentos bons, muita natureza, muita brisa, muito sol e constelações cintilantes, muito tempo, muitos abraços e muita vida!

Feliz 2018.