0

Um mês sem escola, um Natal diferente!



Tenho refletido bastante no papel que a escola representa na vida das minhas filhas, no lugar que esse papel ocupa no seu dia-a-dia (e na meu), no poder e na responsabilidade que nós, os pais, entregamos, confiamos e delegamos nesse papel.
Acredito que a escola é MESMO muito importante. A escola faz parte da vida.
Não é a vida que faz parte da escola.
Assim como também acredito que a escola faz parte da educação.
Não é a educação.
E, por último, escola faz (ou deveria fazer!) parte da família.
Não é a família.
Este ano não iremos estar na festa de Natal da escola. Não haverão trabalhos de casa, nem testes, nem correrias. As crianças vão faltar um mês (inteirinho) à escola, vamos viajar para outro país.
E todos os dias alguém me questiona: "E a escola? Os exames do 6º ano? Os trabalhos de casa? Como assim, vão faltar à escola para ir viajar?"
Ou apenas comentam: "Elas vão ressentir-se na matéria. Vão ficar atrasadas em relação aos outros."
Ou ainda fazem olhares e acenos de cabeça como se dissessem: "Que irresponsabilidade!"
Diria mais: Que grande responsabilidade a minha, de mãe, em levar as minhas filhas pela mão a conhecer o mundo, a vida. Porque a melhor escola é a vida. Vamos viajar para outra cultura, conhecer outros povos, outras formas de educar, de aprender, de crescer. E para esta viagem precisamos de utilizar todas as matérias e disciplinas: Geografia, Matemática, Línguas, Geometria, Português, Ciências.
O mais importante é levar a "disciplina" do Questionamento. Fazer questões ajuda-nos a expandir. De dentro para fora.
Esta viagem já começou há algum tempo pois eu, mãe, tenho aprendido com os professores das minhas filhas e, juntos, delineámos uma forma deliciosa para que esta viagem possa ser integrada nos conteúdos das matérias que irão dar durante estas 4 semanas. Esta relação casa-escola-casa, ou melhor, pais-professores-pais é essencial para que cada papel tenha a devida importância na VIDA.

Hoje quero te dizer que a escola é MESMO importante na vida dos teus filhos e TU és muito, muito mais.
Com amor!