0

Os meus filhos também têm piolhos!

Assumidamente, os meus filhos (con)vivem com piolhos praticamente todo o ano.

Só consigo exterminar esta praga no mês em que estamos de férias (Agosto, portanto), onde não há proliferação de contágio (a não ser um ao outro) e consigo ir eliminando lêndeas e piolhos, com tratamentos, muita paciência, muito pente fio, muita água do mar e sol.
Não há mês que não faça, pelo menos, duas vezes o tratamento.
Faço tudo! O tratamento, o preventivo, o perfume diariamente, o vinagre... ponho as mézinhas caseiras todas em prática.
Andam 15 dias bem mas 15 dias depois volta tudo outra vez.
Acho graça quando oiço algumas mães a falarem dos “piolhos dos filhos dos outros”.
Bahhhh!! Os piolhos andam nas escolas, nas piscinas, no grupo de amigos, em casa dos primos, dos tios, nas actividades extra curriculares, nos ATL´s... os piolhos andam por todo o lado e, acredito que sim, que há miúdos que efectivamente têm a sorte de não os apanhar, mas a grande maioria apanha piolhos. Tem piolhos. Vive com piolhos!
Há muitos pais negligentes com este assunto. Há muitos pais que fazem deste tema um verdadeiro tabu, como se ter piolhos fosse sinónimo de falta de higiene ou coisa parecida. Nada disso! Este bichos nada têm a ver com higiene ou extrato social.
Estão nas melhores escolas deste país (indignem-se, pais. Indignem-se, mas é a mais pura das verdades). Estão nas escolas privadas, nas públicas, no interior do país, nas grandes cidades. Existem. Ponto.
Se os pais ignoram e fingem que só os filhos dos outros é que têm e não tratam convenientemente dos cabelos dos seus, os bichos vão passando e circulando alegremente de cabeçinha em cabeçinha e isto nunca vai acabar (ou pelo menos abrandar).
Basta ficar uma lêndea viva para voltarem novamente (e em força, vão por mim!).
Agora que o Ano lectivo começou, venho (sou uma Mãe em desespero, tenham dó de mim que gasto 40€ por mês em produtos) pedir, implorar, apelar que sempre que surjam rumores de piolhos nas escolas, nas piscinas, no grupo de amigos, na catequese, na ginástica (whatever), façam o tratamento aos vossos filhos. Não custa nada! Se fizermos, é mais fácil ir atenuando esta praga que nos assola a todos.
Vamos acabar com esta praga?
Vamos a isso e já agora...isto da maternidade é muito bonito mas ser Mãe também é ter a possibilidade de apanhar piolhos! Bom não é? 
Também eu faço o preventivo semanalmente - mesmo pintando o cabelo - porque com esta bicharada não se brinca. 
Vamos tratar desta praga?
Vamos a isso!

Pelo fim das cabeças dos nossos filhos com visitantes indesejados!