0

O Síndrome de Asperger e as Rotinas

Nós pais sem darmos por ela vivemos numa constante rotina, trabalho, casa, filhos, compras…
Por vezes monótono, mas para as crianças essa sequência contínua de fatos é necessária.
A forma como a vida dos nossos filhos está organizada torna-se fundamental para um desenvolvimento saudável. A rotina oferece segurança favorecendo o desenvolvimento, pois passam a compreender a organização de suas tarefas diárias.

Estabelecer horários para dormir, fazer as refeições, escovar os dentes, estudar, brincar, realizar uma atividade ou ver televisão é importante para que os nossos filhos saibam o que têm para fazer, cumprindo suas obrigações sem que nós adultos tenhamos de os lembrar. Definindo e cumprindo rotina estamos a educar os nossos filhos para serem responsáveis, organizados e autónomos.

Para um Asperger a falta de rotina pode causar frustração, insegurança, desconforto que poderá levar a uma crise comportamental.
Crises essas que muitas vezes são muito complicadas de lidar pois a criança torna-se agressiva até ao ponto de não deixar ninguém se aproximar para o tentar acalmar, partir tudo à sua volta ou até baterem a eles mesmos.
E infelizmente muitas vezes só controladas com medicação.
E muitas vezes basta uma ida inesperada ao supermercado, uma ida a casa de um familiar ou até uma visita de alguém em nossa casa para desencadear tudo.

Por isso mesmo nós pais de meninos com Asperger temos um papel muito importante, garantindo que a rotina para o seu bem-estar. Nem sempre é fácil mas com muita força e amor tudo se consegue.