0

Massagem infantil, vinculação e a importância do toque nutritivo

Falar de Toque Nutritivo é falar de Amor! É falar de um abraço apertado, de um colo aconchegante, de uma massagem ao bebé ou criança. Tocar não é apenas o contacto pele com pele, tocar é contar histórias de vida, é partilhar emoções, é um dar e receber entre pessoas que se gostam.
A pele é o maior órgão do corpo humano. Possui milhares de receptores sensoriais que ligam cada pessoa ao mundo externo. A pele possui fragrância natural que nos identifica e por esse motivo o toque é tão pessoal e único. Tocar nos nossos filhos é tocar-lhes na alma. É criar laços e vínculos fortes e duradouros. Por este motivo o Toque Nutritivo é tão importante para o processo de Vinculação positiva.
O toque é o primeiro sentido a desenvolver-se in utero. Ao contrário da maioria dos animais, os bebés são totalmente dependentes das figuras parentais para o toque. O tacto é o único sentido sem o qual não podemos sobreviver. Durante a massagem infantil, os pais massajam o bebé suave e ritmicamente, consolidando as ligações de confiança e segurança que são importantes para o seu desenvolvimento futuro. Através da massagem e do toque nutritivo vários benefícios podem ser obtidos que facilitam a ligação entre pais e filhos:
- os pais conhecem melhor o seu bebé e aprendem a compreender a sua comunicação verbal e não-verbal.
- com o contacto físico próximo, os pais fornecem a temperatura exacta que um recém-nascido necessita, o que transmite confiança e segurança.
- o contacto pele-com-pele causa a libertação de hormonas que criam comportamentos de carinho, amor e empatia.
- o toque nutritivo também causa a libertação de hormonas na mãe, o que ajuda na sua produção de leite e estimula a amamentação.
- massajar ajuda os pais a relaxar e a responder apropriadamente.
comunicar através do toque é uma linguagem que o bebé pode facilmente compreender.

A vinculação diz respeito ao processo recíproco e interligado, presente na formação da primeira relação entre bebé e a sua figura parental. A primeira relação de vinculação de uma criança contém um imenso poder visto que normalmente se torna o modelo mais importante para todas as relações futuras na vida do bebé. O modo como cada um aprende a estar numa relação tem uma forte origem neste momento; nas primeiras experiências que temos com as nossas mães, ou qualquer outra figura parental, nesses primeiros tempos. Por esta razão é tão importante tocar, abraçar, dar as mãos, afagar o cabelo, massajar os nossos bebés.
Como mãe pude, e ainda posso, constatar os benefícios que resultam de momentos de partilha entre mim e o meu filho, aquando da massagem infantil. Os laços criados, a segurança sentida, o alívio dos desconfortos físicos  são o resultado do toque, o Toque Nutritivo.
Permita-mo-nos criar uma sociedade mais feliz, equilibrada e segura através do Toque que nutre e alimenta os nossos filhos e, também, cada um de nós!