0

O meu marido não me ajuda em casa

Entre o Dia da Mulher e o Dia da Mãe, queria aqui afirmar publicamente que o meu marido não me ajuda em casa. No dia 8 de Março não aconteceu nenhum movimento extraordinário de ajuda em relação aos outros dias… E eu acho que ele dá um excelente exemplo aos filhos. Não ajudar em casa é o melhor que ele pode fazer por todos. 
Numa época em que falamos de igualdade, vamos falar de igualdade em casa. O meu marido ficou triste comigo, uma vez, quando disse que ele ajudava muito em casa. Na verdade, eu errei, pois ele não ajuda em casa, ele partilha as tarefas. Desde que casámos que as tarefas são partilhadas de acordo com o que cada um sabe fazer melhor e que mais gosta de fazer.

Ambos sabemos fazer tudo e fazemos quando necessário! Eu cozinho, ele limpa. Eu passo a ferro as peças pequenas e ele as calças de ganga grandes. Ele aspira e eu organizo o resto da limpeza. Mas, se necessário trocamos, mudamos e fazemos. Neste momento, cada filho também tem as suas tarefas a realizar, de acordo com a idade e as suas capacidades. Podem até ser coisas simples como colocar os talheres ou arrumar os panos do chão mas (apesar do “agora não, mãe”) tudo vai sendo feito aos bocadinhos!

Primeiro, porque quero que os meus filhos saibam fazer tudo sozinhos quando crescerem. Segundo, porque quero que as namoradas deles tenham a vida facilitada. Terceiro, porque quero que os filhos deles percebam que dividir tarefas domésticas é absolutamente normal no século XXI e que não são nenhum tipo de bicho raro…